Novidades

Marcadores Sorológicos para o Diagnóstico das Hepatites

A hepatite hoje é grave problema de Saúde Pública Mundial. Estimativa de OMS revela que mais 2 bilhões de pessoas já foram infectadas por esse vírus em todo o mundo e permanecem como portadores crônicos dando a continuidade a transmissão do vírus. Pensando em oferecer uma contribuição para a sociedade a CLIMEDI resolveu elaborar este informativo com a finalidade de disponibilizar a todos este serviço.
          Verifica-se que a presença dos diversos marcadores é variável; algums são detectados transitoriamente, na fase inicial da infecção (com ou  sem doença), enquanto outros tendem a aparecer mais tarde e permanecer por longos períodos.

MARCADORES DA HEPATITE

1. HVA (Vírus da Hepatite A)
    1.a - Anti-HVA (igG)
    1.b - Anti-HVA (igM)
2. HVB (vírus da Hepatite B)
    2.a - HBsAg (antigamente chamado Antígeno Austrália
    2.b - Anti-HBS
    2.c - Anti-HBC (igG)
    2.d - Anti-HBC (igM)
    2.e - HBeAg
    2.f - Anti-HBe
3.HCV (Vírus da Hepatite C)

Foto

Interpretação
1 - HVA - HEPATITE A.
   1.a - Anti-HVA igG - Anticorpos contra o vírus da Hepatite A. Quando reagente indica infecção recente ou crônica.
   1.b - Anti-HVA igM - Quando reagente indica infecção aguda.
2 - Hepatite B.
   2.a - HBsAg - Antígeno de superfície da Hepatite B, ou Antígeno Austrália. Quando reagente indica infecção aguda ou crônica. 2.b - Anti-HBS-Anticorpo de superfície da Hepatite B, indica que a pessoa adquiriu imunidade a vacina, ou está se recuperando clinicamente.
   2.c - Anti-HBC igG - Anticorpo contra antígeno CORE da hepatite B: Significa uma infecção passada ou crônica por vírus da Hepatite B.
   2.d - Anti-HBc igM - Anticorpo contra antígeno CORE da hepatite B: Significa infecção recente (aguda) por vírus da Hepatite B.
   2.e - HBeAg - Antígeno E da Hepatite B: Indicador precoce da infecção ativa, representa o período mais intenso da infecção. Permanece positivo de três a seis semanas. A persistência do soro positivo significa que a doença esta se cronificando.
   2.f - Anti-HBe - Anticorpo contra o antígeno E da Hepatite B: Sua presença junto com o antígeno Anti-HBc, e na presença de Anti-HBs confirma o estágio de convalescença da doença. A presença do Anti-HBe indica que o processo está evoluindo para a cura, mesmo que o HBsaAg ainda esteja presente.
            Obs1: Para a triagem diagnóstica preliminar das Hepatites A,B e C é necessário solicitar apenas os exames em negrito.
            Obs2: A não soro-conversação de HBeAg para Anti-HBe, depois de 08 a 10 semanas é um prognóstico para desenvolvimento de um estado de portador crônico e persistência de alta infectividade.
            Obs3: A presença do Anto-Hbe positivo com manutenção das enzimas hepáticas elevadas (na ausência
 de causa aparente) deve-se chamar a atenção para o vírus da hepatite B na forma mutante.
3 - Hepatite C, Anti-HCV - Anticorpo da Hepatite C:Indica que o paciente foi infectado pelo HCV, podendo ser portador do HCV infeccioso e ser capaz de transmiti-lo.
4. Exames confirmatórios das hepatites e quantificação da carga viral por Biologia Molecular: PCR Qualitativo quantitativo das Hepatites B e C.
            Informamos que os exames acima são realizados por todos os convênios, inclusive o SUS. Exceto, aqueles que são feitos por biologia molecular (os quatro últimos citados na tabela).
            Dra. Ines Santana San Juan - Farmacêutica Bioquímica.
            Dra. Rachel de Melo Santana Andrade - Biomédica.
            Dra. Adriane Salete Conte - Biomédica
            Dr. João A. Macedo Santana - Médico.

http://gletschercasino.org/
http://rawmedcol.com/



CLIMEDI - Endereços/telefones

Av. Barão de Maruim, 570 - TEL (79) 2107-9800
Av. Barão de Maruim, 970 - TEL (79) 2107-9810
Rua Santa Luzia, 575 - TEL (79) 2107-9820

Desenvolvimento